4 razões porque toda a criança deve praticar atividades ao ar livre
Muitos pais de hoje passaram a infância a praticar atividades ao ar livre, como andar de bicicleta, a jogar à apanhada nas suas ruas ou até mesmo nos quintais vizinhos. Muitas crianças hoje passam demasiado tempo dentro de casa, a jogar no telemóvel ou tablet e a ver televisão. A Academia Americana de Pediatria diz que muitos jogos ao ar livre não estruturados são fundamentais para a saúde das crianças, embora muitas tenham experimentado um declínio acentuado no tempo que passam ao ar livre.
1. Desenvolver o autoconhecimento
Qual foi a última vez que viu um grupo de crianças a jogar às escondidas ou à apanhada na rua… durante todo o dia? Parece que isso já se tornou algo do passado. Estamos numa altura em que as televisões, consolas de jogos, telemóveis e computadores estão a prender cada vez mais a atenção das crianças e também dos adultos. Apesar de estas poderem ser ferramentas interessantes para aprender, nada substitui as lições que aprendemos a divertimo-nos entre amigos ao ar livre.
Brincar ao ar livre requer que as crianças desenvolvam um senso de autoconsciência. Elas aprendem as regras dos jogos, quer seja para aprender a deslizar pelo escorrega, quer seja para não cair do baloiço. Obriga-as a estarem atentos ao que os rodeia. No geral, a interação social que ocorre fora de casa simplesmente não pode ser substituída por qualquer dispositivo eletrónico.
2. Manter atividade física
Ser e estar “fit” é um conceito que está na moda e parece que veio para ficar. Uma tentativa de combater o sedentarismo atual. No entanto quem nunca passou o verão na infância a andar de bicicleta, jogar futebol, correr, saltar à corda ou até a andar de patins?
Essas atividades ao ar livre em muito contribuíram para nos manter ativos e saudáveis. Com a obesidade infantil e outras doenças relacionadas cada vez mais a serem um problema a nível mundial, é vital que as crianças se libertem do sedentarismo em que hoje vivemos. Praticar atividades como jogar futebol, correr, dar umas tacadas de Minigolfe, ou até mesmo saltar à corda, são as maneiras mais fáceis de praticar exercícios físicos regularmente e reduzir os problemas futuros relacionados à saúde.
3. Desenvolvimento intelectual e social
Brincar ao ar livre ensina-nos a interagir socialmente. Pense nisso, estar em casa é estar em um ambiente familiar e controlado. O espaço é finito. Mas por outro lado estar ao ar livre pode abrir à imaginação e as interações sociais com outras crianças, novos amigos.
Um artigo de Rae Pica intitulado “Take it outside” diz-nos que, “fora, as crianças são mais propensas a inventar jogos. Ao fazer isso, elas podem expressar-se e aprender sobre o mundo à sua maneira. Elas sentem-se seguros e controlados, o que promove a autonomia, capacidade de decisão e habilidades organizacionais. Inventar regras para jogos promove uma compreensão de porque as regras são necessárias”. O Minigolfe é conhecido pelos seus benefícios, trabalhando o foco, a concentração e competição saudável, e promovendo a autoestima e inclusão social. É uma excelente atividade para estimular a destreza mental, bem como fomentar o convívio e socialização.
4. Estar em contacto direto com a natureza
Por último mas não menos importante, dentre os benefícios de praticar atividades ao ar livre, deve-se destacar o contato direto com a natureza. Estar em conexão com o ambiente natural ajuda a relaxar a mente e proporciona uma maior concentração, foco e criatividade.
Também poderá gostar de ler: 7 atividades recomendadas para uma vida mais saudável